Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Hypolytrum bahiense M.Alves & W.W.Thomas EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-05-2012

Criterio: B1ab(ii,iii,iv,v)

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Hypolytrum bahiense é uma espécie com distribuição muito restrita que ocorre em um hábitat extremamente ameaçado, as Restingas. As planícies arenosas litorâneas tipicamente ocupadas por essa vegetação vêm sendo rapidamente destruídas ao longo de todo o litoral do Brasil, devido à expansão urbana e turística, ambas impulsionadas pela crescente especulação imobiliária. Devido a isso, suspeita-se que a maioria das subpopulações remanescentes da espécie seja pequena e que estejam isoladas umas das outras. Além disso, também é possível suspeitar que esteja havendo um declínio contínuo na AOO, na extensão e qualidade do hábitat e no número de subpopulações e de indivíduos maduros de H. bahiense. A EOO é de 2.333,65 km².

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Hypolytrum bahiense M.Alves & W.W.Thomas;

Família: Cyperaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie se diferencia deH. sphaerostachyum pelo formato da sinflorescência, pelo tamanho dos internós, das brácteas florais e do epipódio, e pela superfície da frutificação (Alves et al., 2002).

Distribuição

Ocorre na região litorânea do Estado da Bahia (Alves et al., 2002).

Ecologia

Erva perene, rizomatosa, que habita áreas de restinga no sul da Bahia. Fértil de setembro a março, polinizada pelo vento.

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes Segundo mapeamento socioambiental urbano em Itacaré (BA), a disposição irregular de lixo/entulho, os animais associados ao lixo, as fossas abertas, a poluição do solo e da água, o desmatamento, as ocupações de APPs, a erosão, os riscos de deslizamentos e os riscos de enchentes são os principais impactos na área do município (Ferreira; Matias, 2011).

1.4.2 Human settlement
Incidência local
Severidade high
Detalhes Segundo mapeamento socioambiental urbano em Itacaré (BA), a disposição irregular de lixo/entulho, os animais associados ao lixo, as fossas abertas, a poluição do solo e da água, o desmatamento, as ocupações de APPs, a erosão, os riscos de deslizamentos e os riscos de enchentes são os principais impactos na área do município (Ferreira; Matias, 2011).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Presente no Anexo II da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008) e na Lista da Biodiversitas de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção na categoria "Vulnerável" (VU) (Biodiversitas, 2005).

Referências

- FERREIRA, P. F. M.; MATIAS, L. F. Mapeamento e análise dos impactos socioambientais urbanos em Itacaré (BA), Brasil. Revista Geográfica de América Central, p. 1-15, 2011.

- ALVES, M. V.; THOMAS, W.M. W.; WANDERLEY, M. G. L. New species of Hypolytrum Rich. (Cyperaceae) from the Neotropics. Brittonia, v. 54, n. 2, p. 124-135, 2002.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

Como citar

CNCFlora. Hypolytrum bahiense in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Hypolytrum bahiense>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/05/2012 - 19:37:13